quinta-feira, 31 de maio de 2012

Natureza-morta por Costa Araujo

a still-life painting by Costa Araujo - acrylic on canvas - 40x20 cm - 2009
Artista plástico por graduação, Costa Araujo vive do seu talento. Indiscutível nesta natureza-morta de 2009, o artista dá preferência pela tinta acrílica. Costa Araujo se socorre de recursos técnicos que só a experiência fornece. Atualmente o artista trabalha e dá aulas de arte na Galeria Vintage, em Dionísio Cerqueira, SC.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Nude Drawing - 2007

A Costa Araujo - Nude drawing - Water color - A3 - 2007
Neste trabalho magnífico, o talento de Costa Araujo se revela num nu raro, contrastando cor com os efeitos do tempo no corpo, principalmente em quem mais sofre, a mulher. Um nu surpreendente em que o corpo feminino é visto em dois tempos, simbólica e fisicamente. Por detrás, os números do tempo que não poupa nada nem ninguém. Mais uma obra que nos faz pensar, refletir e admirar este grande mestre num dos ofícios mais nobres: a arte. A arte de Costa Araujo.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Menino aprendendo a amarrar o calçado

Costa Araujo - acrílico sobre tela - 80X60 cm - 2009
Costa Araujo. Encontrei esta obra em Dionísio Cerqueira, SC, numa pausa do trabalho. Coincidentemente, ao lado de uma loja de óculos, havia uma vitrine que expunha obras de vários artesãos e outros artistas locais, amadores e profissionais. Avistei pela vitrine e me senti obrigado a entrar na loja, pois a obra me chamou muito a atenção.  A atendente que me recebeu comentou sobre o meu interesse na obra: "você entende de arte, não?". "Por quê?", perguntei curiosamente. Pois esta é uma obra do único artista profissional que expõe aqui, as demais são de artesãos e amadores. Estudei o quadro e estranhei que, das produções de Costa Araújo, era a única que não estava assinada pelo artista. "Se você quiser, eu ligo para o artista e ele vem assinar!", disse a atendente. Então, em questão de minutos, lá estava o grande artista Costa Araújo. Um português radicado no Brasil, em Dionísio Cerqueira, extremo oeste catarinense, fronteira com a Argentina. Havia outros ótimos trabalhos do artista no local, mas foi aquela obra que mais me chamara a atenção e eu estava adquirindo por apenas R$350,00, um óleo sobre tela, medindo 80x60 cm. Obra sem nome. E hoje a obra está no hall de entrada de meu apartamento em São Miguel do Oeste e não foram poucas as vezes em que meus visitantes perguntaram onde e como adquiri esta preciosidade. (Fonte: Átimos Ótimos)

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Corto Maltese por Costa Araujo - 2012

Corto Maltese by Costa Araujo - Drawing and water color - A3 - 2012
Com traços leves e rápidos, absorvida pelo anos de muita prática, a arte de Costa Araujo flui tão naturalmente como quem respira, fala, caminha. O resultado sempre é como este desenho do personagem de cartoon Corto Maltese, uma das paixões antigas do artista.