sábado, 30 de junho de 2012

Viagem - Costa Araujo - Arte e poesia.

Costa Araujo - Acrylic on canvas. Art and Poetry
"Viagem - Sonhar contigo/ é quase como saber que/ existo para/ além de mim."

Sim. Costa Araujo associa nesta tela imagem e texto, retratando a própria mensagem, dando uma "mãozinha", aparentemente desnecessária à obra, mas maravilhosa à interpretação do público. Esta mescla de imagem surreal com texto remete esta produção, sem querer pôr rótulo, a um belo exemplo de pop-art, demonstrando como o trabalho de Costa Araujo é eclético e sempre surpreendente.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

As mãos com imagens. Por Joaquim Pulga

Costa Araujo - Acrylic on canvas
Nos canhenhos de assentos na antiquíssima Bracara Augusta consta seguramente o nascimento do José Augusto Costa Araújo, no ano de tal, filho de tal e tal. Sobre as suas mãos e sua rijeza estética, nada atestarão as folhas nutridas de pó. Sabemo-lo agora nós que te conhecemos a obra de muito tempo.

Não sei quando e se pela mão progenitora ou nos seus calcanhares, desceste ainda mais para sul do hemisfério inferior deste achatado globo. Eu, pela parte que me toca, penso que só lucraste com tal viagem, possivelmente, num barco voador ainda movido a hélices. E por lá medraste um ror de anos a fundir ritmos, cores, traços, expressões e outros condimentos que a quentura das Áfricas e Brasis vai desvendando a quem por lá se demora.

Depois, com os sinuosos acasos da vida, subiste para a África de cá (o Alentejo nas palavras poéticas do já desaparecido Rui Knopfli). E por aqui permaneces branqueando as melenas enquanto, com a regularidade de um relógio suíço, cobres com mansidão furiosa a traços e cores mirabolantes tudo quanto pensas propício para gravar o teu pictórico génio. Para isso tens no Alentejo um manancial inigualável. Tens nas ceifeiras alentejanas uma peculiar e arrimada sensualidade criativa. Até parece que nessa antiga labuta trocaste, por momentos, o pincel pela foice. Tal sensualidade que revejo in loco com os olhos que minha mãe me concedeu, dependurada, ali, no lado direito da parede onde me sento e escrevo mesmo agora sobre o Araújo, numa ofertada aguarela que desvenda uma jovem apetecivelmente descuidada, de ombros angulosos e duas luas cheias por seios donde se empinam rosáceos mamilos.
Costa Araujo - Acrylic on canvas

Enquanto olho as palavras já gravadas, passo a memória pelo pluralismo da tua obra. Do exotismo à Gauguin, pintado numa tela existente na tua oficina, à força que salta da tela que exibe uma matrona balzaquiana que tem uma mão brutalmente expressiva e uns olhos poderosos que dizem tudo sobre o trabalho das mãos com imagens do pintor.

Persevera sempre Araújo. O lápis, o pincel, a tinta, o papel e o que demais usas na tua arte, foram também as velhas ferramentas com que os ancestrais pedreiros-livres construíram um mundo harmonioso de criadores.

Joaquim Pulga                                      

quarta-feira, 27 de junho de 2012

A arte de Costa Araújo - Biografia

Costa Araujo - 2011 - Acrylic on canvas

José Augusto COSTA ARAÚJO, minhoto, angolano, brasileiro, alentejano, transporta para a sua arte a qualidade de cidadão do mundo. Artista multifacetado e experimentalista, cruza estilos e técnicas, fundindo nas telas as culturas assimiladas em três continentes. Mesmo quando o universo se circunscreve a um só território, como é ocaso desta exposição sobre o Alentejo.
Espaço mítico e quantas vezes incompreendido, o Alentejo viaja com o pintor até ao norte do pequeno-grande Portugal. Vão as terras e as gentes como Costa Araújo as vê, mas, sobretudo, os sentimentos como ele os capta. São quadros que desafiam o imaginário de quem os observa. Deles, emanam idéias, sons e cheiros. Mas, mais do que isso, revelam as emoções de um povo sofrido, todavia digno e autêntico.
Costa Araújo tem vasta obra espalhada pelo mundo. Porém, não faz da pintura um modo de vida, antes, uma forma de estar. Sensível, intuitivo, arrebatado e repentista, ele pinta poesias. Umas solenes, outras exuberantes, mas sempre belas e tocantes. Nós, os comuns, gostamos, precisamente porque as sentimos. Também, porque nestes tempos de convulsões mediatizadas, a beleza é um bem escasso...
Obrigado amigo!
J. M. Lapa Candeias
PERCURSO ARTÍSTICO
2004: Exposição individual no Évorahotel, Évora;
2002: Exposição individual na Galeria 21, Evora;
2001: Exposição individual na Galeria da Casa Nobre da Rua de Burgos, Evora;
2000: Exposição individual no Hotel da Cartuxo, Evora;
1999: Exposição individual na Junta de Freguesia de PorteI;
1999: Exposição individual no Hotel 0. Fernando, Evora;
1991/1998: Trabalha no ensino e em publicidade, artes gráficas, decoração, azulejaria e cerâmica;
1991: Obtém o 1° Prémio da Mascote do Mundial de Futebol Sub 20, com o “Fintas” ;
1983: Exposição colectiva de “Os Povos e as Artes” no Palácio de 0. Manuel, Evora;
1980: Exposição colectiva no Clube Naval de Pernambuco, Recife (Brasil) ;
1980: Exposição individual na Galeria Augustus, Olinda (Brasil);
1979: Exposição colectiva no Museu de Arte Contemporânea, Recife;
1978: Obtém uma Menção Honrosa pelo Cartaz das Comunidades Portuguesas, Recife ;
1971: Exposição colectiva na Revista Notícia, Luanda (Angola) .
Costa Araujo - 2004

NOTAS BIOGRÁFICAS
Costa Araújo nasceu em Braga em 10 de agosto de 1947. Iniciou a sua formação como artista plástico em Angola e continuou-a no Brasil, na Suíça e em Portugal. Chegou a Evora há pouco mais de vinte anos, onde se radicou. Tem desenvolvido intensa actividade criativa como pintor, designer, professor de artes gráficas e como decorador de espaços comerciais e de eventos de grande porte (feiras e exposições).
Enquanto pintor, a sua versatilidade e a pesquisa incessante de novas técnicas, levou-o da pintura a óleo à pintura em acrílico, aquarela, azulejo e porcelana, com incursões pela cerâmica e pela serigrafia. Está representado em colecções particulares de instituições e colecionadores dos três continentes da sua vida e da sua inspiração.
Atualmente, Costa Araújo trabalha e ministra curso de arte na Vintage – Arte, Decoração e Molduraria, em Dionísio Cerqueira, SC.
 Visite o blogue do artista: Costa Araujo Fine Art.
Costa Araujo - 2012

Costa Araujo -2008

terça-feira, 26 de junho de 2012

Mulher Angolana - Costa Araujo - 2011

Angolan woman - 2011.acrylic.on.canvas. 50x70 by Costa Araujo
Nada como o próprio artista para corrigir imprecisões minhas. Pois eu ficava sempre em dúvida quanto à origem dos personagens retratados por Costa Araujo. Neste belo quadro, nada mais natural do que retratar imagens que povoam a mente do artista que nasceu em Portugal, mas passou muitos anos em Angola. Como disse Liev Tolstói: "se queres ser universal, começa por pintar tua aldeia". Perfeitos: citação e esta obra de Costa Araujo. Uma mulher angolana em sua atividade diária, no seu "ganha-pão".

domingo, 24 de junho de 2012

Costa Araujo - 2001 - obra sem nome

Acrylic on canvas - 60x90cm - 2001 - Costa Araujo
Eis outra obra do acervo particular do artista: "...esta não está à venda!". Vejo que neste trabalho, o artista inovou e criou talvez um estilo que poderia muito bem dar início a uma "nova" fase do artista, todavia ele optou por fazê-la única neste estilo. Uma homenagem às mulheres em nu com recato, acredito eu, um tanto quanto enigmática e que pode muito bem dar margem a diversas interpretações. Afora isso, limito-me ao deleite de mais um trabalho magnífico.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Araucária em aquarela por Costa Araujo - 2007

Araucária in water color - Costa Araujo - 2007 - A3
Para quem não sabe, houve um tempo em que toda a região sul do Brasil estava coberta por uma densa mata em que predominavam estas árvores imensas: as araucárias. Árvores centenárias cuja madeira despertou o interesse dos madeireiros e colonizadores. O resultado está aí, para quem viaja pelo interior da região sul, e o que se vê é bem como este magnífico trabalho de Costa Araujo, em que as araucárias se destacam timidamente numa paisagem quase nua. Por "sorte" (?) o corte das araucárias é proibido e hoje é fonte de renda de muitas famílias pobres que sobrevivem da colheita do pinhão. Esta aquarela de Costa Araujo retrata um dos símbolos do Sul do Brasil e, além de muito fotogênica, a araucária deve ser sim preservada, como muitas outras espécies nativas do Brasil. Grande Costa Araujo.

terça-feira, 19 de junho de 2012

A Ceifeira - Costa Araujo

Ceifeira - Costa Araujo - Acrylic on canvas
Quando fotografei esta obra, Costa Araujo, mais que rapidamente, disse que se tratava de "uma ceifeira", como estas trabalhadoras são chamadas em Portugal, corrigindo o que eu tentava descobrir, ao sugerir "é uma bóia-fria?". Quase que instantaneamente também dissera: esta é uma obra que eu não vendo por preço algum, pois é da minha coleção particular. Relembrando tudo e agora, analisando a foto, percebo que, da maneira como foi pintada, tem-se a impressão de que a ceifeira está saindo da tela, parece até em "3D". Segundo Costa Araujo, as ceifeiras são trabalhadoras tradicionais, quase simbólicas em Portugal.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Self portrait - Costa Araujo 2011

Full-body self portrait - Drawing - Costa Araujo - 2011 - A3
Quando estive no seu ateliê, fiz questão de fotografar tudo e todos os desenhos, rascunhos e estudos de Costa Araujo e, como era de se esperar, lá estava esta preciosidade: um auto-retrato do artista. Faço gosto de publicá-lo por se tratar de um traço muito característico do artista, bem como um gênero comum de todo grande artista, o auto-retrato, neste caso de corpo inteiro, desfrutando de uma confortável poltrona, provavelmente em sua residência. Grande Costa Araujo!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Arara-vermelha em aquarela por Costa Araujo - 2011

Water color - red parrot - by Costa Araujo - 2011
A técnica do desenho, combinado com o uso da aquarela, se revela tão nobre quanto qualquer outra sobre tela, seja óleo ou acrílica, e Costa Araujo a domina como poucos. Trabalhos como este, de uma arara-vermelha muito bem acabado, revela o poder do traço e do acabamento do artista. Costa Araujo irá ministrar uma Oficina de Aquarela em São Miguel do Oeste e eu não irei desperdiçar esta oportunidade de presenciar e aprender com um grande mestre das artes.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Wolf drawing - Costa Araujo - 2012

Costa Araujo - a wolf drawing - 2012 - A3
"Fácil para quem sabe!" - Esta frase pode muito bem explicar como alguém é capaz de fazer algo tão bem. No caso de Costa Araujo, há sempre algo a mais, algo por detrás do senso comum, como se, por exemplo, o olhar do animal aqui retratado nos quisesse dizer alguma coisa. Não sei em quanto tempo Costa Araujo fez este trabalho, provavelmente em poucos minutos. Os grandes artistas costumam fazer desenhos tão perfeitos, mas não se preocupam com o resultado, e sim com o tempo em que são capazes de fazer. Tal costume foi muito bem retratado no filme "Modigliani" (2004). Sem fugir demais do comentário a este belo desenho, volto a repetir o que sempre digo: os trabalhos de Costa Araujo são fantásticos.

sábado, 9 de junho de 2012

A Última Ceia de Da Vinci por Costa Araujo - 2012

The Last Supper - Da Vinci by Costa Araujo - Acrylic on canvas. 150x70 cm - 2012

Costa Araujo não poderia deixar de pintar temas religiosos e nada mais oportuno que uma reprodução, ao seu estilo, da famosa obra "A última ceia" (The Last Supper) de Leonardo Da Vinci. Nesta grande reprodução, 150x70 cm, Costa Araujo reproduz o tema, preservando seus traços característicos em cada figura. Proporção, disposição, iluminação, cada detalhe com uma minúcia que lhe é tão peculiar. Este "A última ceia", por Costa Araujo, mantém o mesmo primor das suas outras obras. Muitos artistas de renome também entraram na  seara da reprodução de temas famosos, cada um com seu próprio estilo, mantendo seu traço, criando obras reconhecidamente "novas".

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Drawing and water color - Costa Araujo - 2010

Drawing and water color - middle age theme - 2010 - Costa Araujo - A3
Neste desenho, Costa Araujo usa um dos maiores talentos multiplicado: o desenho da figura humana. Aliado à uma temática clássica ou medieval, o resultado nos remete à antiga dualidade sacro-profano, com supostos monges e um nu feminino centralizado intencionalmente(?). Traços fortes de arquitetura românica nos remetendo a um passado tradicional. As artes conjugadas num quadro que pode nos dar muitas interpretações. Surpreendente mais uma vez. Costa Araujo faz da sua arte um rico meio de comunicação e aprendizado. Resta-nos apreciar e apreender.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Acrílica sobre mdf de Costa Araujo - 2012

Acrylic on plywood - 44x59cm - 2012
Em mais este belo trabalho, Costa Araujo abandona por momentos a tela e pinta sobre uma chapa de mdf, experimentando novas texturas. Talvez inspirado pela riqueza da fauna brasileira, num estilo muito próprio do artista. Os trabalhos de Costa Araujo sempre estimulam uma apurada análise, paralelamente ao deleite dos olhos.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Marina por Costa Araujo - 2012

Costa Araujo - an antique style marine painting - acrylic on canvas - 150x70 - 2012
Uma das raras marinas pintadas por Costa Araujo, relativamente grande, 1,50x0,70 m, talvez um tamanho necessário. Eu reencontrei o artista iniciando este projeto sob encomenda, tendo por inspiração uma foto disforme e quase apagada, mas o suficiente para lhe dar o ímpeto. O resultado está aí, numa belíssima e clássica marina, uma marina no estilo antigo, caravelas bem distribuídas, um barco, algumas figuras humanas. De resto o tom de um belo pôr do sol, um nevoeiro se formando ao fundo, pedras próximas à praia, mar calmo. Além de fotogênico, o mar e seus temas sempre foram fonte de inspiração para todos os artistas. Céu, nuvens em contraste com ondas, barcos, falésias, praia; uma marina é ainda um dos temas preferidos pelos artistas e pelos apreciadores das artes. Fantástica performance de Costa Araujo.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Paisagem bucólica. Costa Araujo - 2012

Paisagem (landscape painting). Costa Araujo - Acrylic on canvas - 50 x 70 - 2012
Nesta bucólica paisagem, um dos poucos trabalhos de Costa Araujo neste tema, vê-se nitidamente o domínio do artista no trato de luz e sombra, a cor sempre sob medida, os tons terrosos em contraste com os vários tons de verde. Técnica e talento impecáveis. Mais um acrílico sobre tela em exposição na Galeria Vintage.