sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Obra: Restauração - uma opinião possível.

Acrílico sobre tela - 40x25 cm - 2012 - coleção particular

Esta obra me foi presenteada por Costa Araújo. Imaginem a minha felicidade ao receber em mãos tal produção. Fiquei impressionado com os detalhes e o que levou o artista a produzi-la. Então passo a dar a minha visão. Trata-se de uma estranha escultura de um rosto em metal, gigantesca, que é restaurada por nove operários. No lado esquerdo do quadro, o lado da face já restaurado, jovem e colorido; e, no direito, o lado antigo, velho, e em substituição. A meu ver, é uma obra surreal, embora bem longe de um estilo salvador-dalí, o que não é juízo de valor, é como se as estátuas fossem vivas e envelhecem como nós, humanos. Dois operários sentados embaixo da escada da direita do quadro parecem descansar, ou podem estar de greve em protesto contra o restauro. Que sabe? Observem os detalhes do operário que retoca as sobrancelhas da estátua, o operário que sustenta a parte superior do lado mais velho está usando até seu cinto de segurança, e os ganchos que sustentam as plataformas, as correntes e os arrebites do metal. Uma obra magnífica e que, para minha felicidade, está no hall da minha casa, ao lado de outras deste Grande Mestre: Costa Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário