terça-feira, 23 de outubro de 2012

Tríptico de Costa Araujo - 2006

tríptico - 120x60 cm - acrílico sobre tela - 2006 - coleção particular

“Para me familiarizar melhor com uma obra de arte, costumo usar um truque: entro, artificialmente, em estado de ingenuidade, falo dela e também falo com ela, no tom mais cotidiano, até um pouco imbecilizado. Primeiro me aproximo. Estou me referindo a obras nobres e esforço-me por me fazer mais ingênuo e desajeitado do que sou. Tento assim livrar-me da timidez. ‘Que engraçado... é vermelho..., vermelho aqui... e aqui azul... e a pintura parece lama.’
A obra perde um pouco da solenidade. Por meio de um reconhecimento familiar, aproximo-me lentamente de seu segredo...” (Jean Genet, in “O ateliê de Giacometti”). 
Segundo me disse Costa Araujo, a obra acima foi feita para uma das várias exposições de arte em que o artista participou. Possui uma temática múltipla, o que requer um cuidado e um conhecimento mais amplo do que a motivou. Talvez eu ainda pergunte ao artista alguns detalhes que possam enriquecer ainda mais esta obra magnífica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário