sábado, 20 de outubro de 2012

A arte abstrata

acrylic on canvas - 2004 - private collection

Acrylic on canvas - 2003 - private collection

"A arte abstrata, até mais do que a arte representacional, exige o encontro real, sensação da própria coisa. Ela depende, para obter seus efeitos, sejam eles simples ou complexos, sensoriais ou conceituais, da presença do observador, que traz possibilidades de significado para suas apresentações de formas e cores, seus padrões e ritmos visíveis, suas formas, configurações e texturas.
Os significados são criados quando essas realidades concretas invadem, por meio dos sentidos, a imaginação receptora. E no discurso em torno da arte que as palavras entram em jogo: falada ou escrita, a linguagem responde à imagem, articulando respostas pessoais que possibilitam a negociação de aspectos de significado compartilhados. Assim, minhas descrições e análises das obras ilustradas em livro não têm nenhuma autoridade além daquela concedida pelo leitor como razoável em relação a suas próprias respostas àquelas obras ou a outras semelhantes.
A arte abstrata tem muitas maneiras de tocar em coisas conhecidas, mas sua referência a acontecimentos em narrativas conhecidas nunca é literal e inequívoca: ela sempre exige extrapolação imaginativa." (por Mel Gooding, in "Abstract Art")

Nenhum comentário:

Postar um comentário