sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Acrílica sobre tela - duas obras

Conversa - acrílica sobre tela - 2003 -  coleção particular

Artêmis, Deusa da Justiça - 2010
Mais duas obras magníficas de Costa Araújo. Ambas em acrílica sobre tela, tinta preferida pelo artista. Se bem que, embora ele prefira esta tinta, o resultado é sempre muito bom, seja óleo, acrílica, desenho, azulejo, prato, etc. Todo o artista passa por fases, cria séries em determinados períodos, até inconscientemente, mas estas duas obras revelam um Costa Araújo maduro e seguro do que quer e faz. Sete anos separam as duas obras, mas a qualidade e a riqueza das obras é fantástico e surpreendente. Observem as expressões dos rostos das três mulheres na obra de cima, o volume dos tecidos nas duas obras, as rachaduras nesta última, enfim são trabalhos que encantam e nos fazem ter plena consciência do talento deste Grande Mestre das artes.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Ceifeiras Redondas e Curvas de Évora - Duas obras em dois tempos



Nestes dois trabalhos, num estilo muito próprio de Costa Araújo, percebe-se as linhas curvas e volumosas, no primeiro, Ceifeiras Redondas (nome do arquivo dado pelo autor), em contraste com as linhas mais planas do segundo, Curvas de Évora (nome também dado pelo autor). Costa Araujo se revela um artista inovador em estilo, concomitante com a nova obra, num claro perfil de ousadia e criatividade. O domínio das técnicas e a segurança dos anos de  experiência lhe garantem sempre um ótimo resultado. Liberdade é isso. Arte é isso.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Uma aguarela de 2001


Se há coisa que mais me atrai em aquarelas, são essas manchas que nos passam a ideia de aleatoriedade, contudo nada passa despercebido pelo traço do artista. Proposital ou não a aquarela tem seu charme e uma legião de fãs. Não estou sozinho. É só observar o Grupo "ARToART" no Facebook, com aquarelas de todos os tipos para todos os gostos. Bom divertimento nesta obra belíssima de 2001, que faz parte do acervo particular do artista.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Obra: Restauração - uma opinião possível.

Acrílico sobre tela - 40x25 cm - 2012 - coleção particular

Esta obra me foi presenteada por Costa Araújo. Imaginem a minha felicidade ao receber em mãos tal produção. Fiquei impressionado com os detalhes e o que levou o artista a produzi-la. Então passo a dar a minha visão. Trata-se de uma estranha escultura de um rosto em metal, gigantesca, que é restaurada por nove operários. No lado esquerdo do quadro, o lado da face já restaurado, jovem e colorido; e, no direito, o lado antigo, velho, e em substituição. A meu ver, é uma obra surreal, embora bem longe de um estilo salvador-dalí, o que não é juízo de valor, é como se as estátuas fossem vivas e envelhecem como nós, humanos. Dois operários sentados embaixo da escada da direita do quadro parecem descansar, ou podem estar de greve em protesto contra o restauro. Que sabe? Observem os detalhes do operário que retoca as sobrancelhas da estátua, o operário que sustenta a parte superior do lado mais velho está usando até seu cinto de segurança, e os ganchos que sustentam as plataformas, as correntes e os arrebites do metal. Uma obra magnífica e que, para minha felicidade, está no hall da minha casa, ao lado de outras deste Grande Mestre: Costa Araújo.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A arte abstrata ou arte contemporânea?




"Uma pintura abstrata pode ser definida como aquela cujas formas e cores não possuem relação direta com as formas e cores das imagens da realidade visual, em outras palavras, nada representam, nada descrevem ou narram figurativamente. Nada representar da realidade visual é a condição fundamental da pintura abstrata, porque certos pintores abstratos partem, algumas vezes, das formas visuais da realidade para chegar a formas e cores, visualmente inexistentes e, portanto, abstratas. Apesar das restrições e estranhezas que provocou, o abstracionismo não é novidade absoluta na história da pintura. No passado, mais de uma vez, ocorreram formas e cores abstratas, desligadas completamente das realidades visuais."  (fonte: arte abstrata)

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Nude drawing by Costa Araujo - 2009 - private collection


Eis outro esplêndido trabalho de Costa Araujo. Um desenho em grafite de uma jovem com o dorso parcial nu. Magnífica expressão facial do personagem. Peca a qualidade da foto (minha) em razão do vidro anti-reflexo, todavia ainda nos permite apreciar a qualidade da obra. Grande Costa Araujo! O trabalho faz parte da coleção particular da esposa do artista. Suprimi a dedicatória em razão de se tratar de algo muito particular.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Lavadeira portuguesa - Costa Araujo - 2005

Lavadeira portuguesa - oil on canvas - 100 x 80 cm - 2005
Reencontrei Costa Araujo ontem, depois de 3 meses, período que o artista esteve em Portugal. Para minha surpresa, encontrei esta preciosidade, produzida em 2005, um dos poucos óleos sobre tela do artista cujo acesso nos permite. Uma ceifeira também? (perguntei) Não, é uma lavadeira (disse-me com o sotaque que lhe é peculiar). Pois aí está mais uma obra prima, magnífica, com todos os atrativos que uma boa produção tem e que nos faz deleitar o olhar e encanta o público. Ao vivo é muito mais bonita, mas a foto dá uma pequena amostra da qualidade da obra. Faz parte do acervo particular do artista.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Três Ceifeiras - pintura em azulejo - painel - 2011


Eis um trabalho fantástico de Costa Araujo. Trata-se de um painel em azulejos pintado em 2001. Como eu conheci este trabalho por fotografia, não poderei pormenorizar os detalhes como local e situação atual da obra. De qualquer forma, é um registro da grandiosidade da obra deste grande artista.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Costa Araujo por Ramiro R. Batista


Eu encontrei por acaso esta foto de Costa Araujo numa pesquisa pelo Google imagens, uma foto muito recente, e, já que estou estudando arte digital, por que não fazer uma homenagem a este artista fabuloso? Vai aí então, minha humilde e singela homenagem ao grande Costa Araujo. Um abraço e muito sucesso.

sábado, 27 de outubro de 2012

Dois desenhos



O desenho é um suporte artístico ligado à produção de obras bidimensionais, diferindo, porém, da pintura e da gravura. Neste sentido, o desenho é encarado tanto como processo quanto como resultado artístico. No primeiro caso, refere-se ao processo pelo qual uma superfície é marcada aplicando-se sobre ela a pressão de uma ferramenta (em geral, um lápis, caneta ou pincel) e movendo-a, de forma a surgirem pontos, linhas e formas planas. O resultado deste processo (a imagem obtida), portanto, também pode ser chamada de desenho. Desta forma, um desenho manifesta-se essencialmente como uma composição bidimensional formada por linhas, pontos e formas. O desenho envolve uma atitude do desenhista (o que poderia ser chamado de desígnio) em relação à realidade: o desenhista pode desejar imitar a sua realidade sensível, transformá-la ou criar uma nova realidade com as características próprias da bidimensionalidade ou, como no caso do desenho de perspectiva, a tridimensionalidade. (wikipedia)

Eu, particularmente, fico impressionado com os detalhes dos desenhos de Costa Araujo. No primeiro, a mim, o retrato de um momento de conflito de um casal, ambos nus (poderia ter sido antes ou depois do sexo?), a mulher indisposta, ou o  homem numa situação constrangedora, por que não? Bom, fica a critério do público fazer esta viagem e esta interpretação particular. Já no segundo desenho, há um clima de festa, três mulheres, uma garrafa num balde de gelo, ao chão duas taças, uma está virada, o homem talvez embriagado, a mulher de seios nus (uma deusa?)  lhe afaga na genital. Seria um bordel ou apenas um sonho paradisíaco de um bêbado? Dois desenhos maravilhosos. Vamos viajar!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A Sagrada Família - 2011


"A importância e a riqueza da arte vêm exatamente da sua capacidade de reunir todas as dimensões humanas - a emotiva, a racional, a mística, a corporal. O tipo de experiência que a arte é capaz de proporcionar é único, e não pode ser substituído por nenhuma outra área do conhecimento humano. Isso significa que sem a arte nosso entendimento do mundo, e também de nós mesmos, fica empobrecido. Conhecer e entender a arte produzida pelo grupo cultural ao qual pertencemos é fundamental na construção da nossa identidade. Por outro lado, o contato com a arte de outras culturas dá oportunidade de perceber o que temos de singular, e também amplia nossa visão do mundo." (fonte: anasra)