sábado, 29 de setembro de 2012

Mulher atrás dos potes - 2005


Conheci esta obra por fotografia. É também um belo trabalho que reflete o que me dissera o artista um dia: "eu adoro pintar potes". E não é que ele gosta mesmo. Estes tons em marrom, em nuances que parecem dar vida à tela. Esta técnica de limitar a obra com margens e depois extrapolá-las cria a sensação de que se trata de uma janela, talvez uma passagem para o verdadeiro mundo das artes. Parabéns ao grande mestre Costa Araujo.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Arte Sacra - Costa Araujo - 2012



Em um dos nossos encontros, vendo-me a observar um dos seus quadros em que retratara Jesus crucificado, Costa Araujo logo me perguntou: "Tu és religioso, Ramiro?". E eu demorei para responder e por fim disse que era um... "católico não praticante". No que ele logo emendou: "então, tu és como eu.". Vendo-o agora produzindo também arte sacra, vejo que o faz mais por necessidade que por gosto pessoal. Fazer arte sacra é o ganha-pão de muitos artistas, pois é algo que vende, bem ao contrário de outras obras de arte, cujo gosto é muito seleto. De qualquer forma, eis dois momentos de Cristo retratados por um grande artista.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Os Ciclistas por Costa Araujo - 2012

Cyclists - 2012 - acrylic on canvas
O trabalho acima é encantador e esconde uma singela homenagem de um para outro grande artista. Costa Araujo é admirador confesso de Juarez Machado, em cuja obra há uma série de trabalhos com a temática dos ciclistas. Eis a versão de Costa Araujo para o tema e, admito, está tão bom quanto os de Juarez Machado. A arte é assim, sem preconceito, despudorada, livre, exemplar. Assim como Picasso admirava tanto Modigliani a ponto de homenageá-lo num concurso de arte em Paris, com uma obra em que retratara o próprio Modigliani. Por que não seguir exemplos tão marcantes dos grandes mestres?

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Galo Azul - Costa Araujo - 2012

Acrylic on canvas - A3 - 2012
Recebi uma fotografia deste trabalho muito recente de Costa Araujo por e-mail. Esta linhas cruzadas e o jogo de cores já são um estilo muito pessoal do artista. Magnífico trabalho que só vem a corroborar o que tenho dito nos meus humildes comentários: Costa Araujo é um artista completo.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ceifeiras - série - desenho em grafite. Costa Araujo - 2001








Uma série em grafite, desenhados em A3, em 2001. Costa Araujo reproduz com precisão as trabalhadoras rurais portuguesas. Não é apenas um registro de uma classe, é mais que isso, talvez uma homenagem àquelas pessoas que precisam tirar seu pão diário num dos trabalhos mais árduos e sofridos, faça sol ou chuva, muitas vezes sem o devido reconhecimento. As famosas ceifeiras receberam uma digna homenagem do artista nesta série magnífica e muito bem estruturada e certamente o público se encanta, senão de todas, com uma em particular. A arte tem um papel muito superior ao do mero decorativo.

domingo, 23 de setembro de 2012

Art process by Costa Araujo


Um único quadro visto em dois momentos. Além da solidão dos personagens retratados, esta produção se mostra interessante de ser analisada, em razão dos seios, em um momento, à mostra e, em outro, parcialmente cobertos. Os criadores são senhores das suas produções. O que teria acontecido, durante o processo artístico, que motivou a mudança? De qualquer modo, o registro foi importante para despertar curiosidade. Ambas as produções tem seu valor. O rosto feminino retratado é belo e... os seios...Bem. Fica a critério do público. Parabéns ao artista, por motivar esses devaneios.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Algo em comum: peixes. Costa Araujo

Fishes in blue and green - Acrylic on canvas

Fishes salesman - acrylic on canvas
fishes - acrlylic on paper
fishermen - acrylic on canvas
A arte figurativa ainda se mantém graças aos admiradores do estilo, que se renovam continuamente. A arte abstrata e não figurativa é tendência, contemporânea há quase um século, que se sujeita mais às novas técnicas, todavia o figurativo tradicional pode muito bem se mesclar com estilos mais modernos, cujo resultado é um híbrido de grande aceitação no mercado. O artista de vanguarda não pára no tempo, está sempre em busca do novo, mesmo que se socorrendo do tradicional. Estes trabalhos mostram como Costa Araujo é atual.

sábado, 15 de setembro de 2012

A solidão na arte - Costa Araujo

Widow in black - loneliness - 2005

Take five - break in work - 2001
Para examinar um quadro, é necessário um esforço maior, uma operação mais complexa. Foi realmente o pintor — ou o escultor — quem efetuou por nós a operação acima descrita. É, portanto, a solidão da pessoa ou do objeto representado que nos é restituída, e nós, que olhamos, para percebê-la e sermos tocados por ela, devemos ter uma experiência não da continuidade, mas da descontinuidade do espaço.

Cada objeto cria seu espaço infinito. Se olho o quadro, como disse, percebo-o em sua solidão absoluta de objeto como quadro. Mas não é isso que me preocupa. E sim o que a tela deve representar. O que eu quero apreender em sua solidão é simultaneamente essa imagem que está sobre a tela e o objeto real que ela representa.

Devo então primeiro tentar isolar em seu significado o quadro como objeto (tela, moldura etc.), para que ele deixe de pertencer à imensa família da pintura (mesmo que retorne mais tarde) e que a imagem sobre a tela se ligue à minha experiência do espaço, ao meu conhecimento da solidão dos objetos, dos seres ou dos acontecimentos, como descrevi acima.

Quem nunca ficou maravilhado com essa solidão, não conhecerá a beleza da pintura. Se disser o contrário, mente. (de Jean Genet, in “O ateliê de Giacometti”)

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A arte abstrata de Costa Araujo - 2004

An abstract art painting - 2004 - Acrylic on canvas
"Arte abstrata pode ser uma das saídas mais libertadoras e expressivas para toda a criatividade que brota de dentro." Esta frase, que não é minha, embora tenha sido dita refentemente à arte abstrata, fala de toda a arte. E há quem diga que "toda a arte é abstrata, no sentido de que toda arte se envolve no mundo e nos aspectos abstratos dele para nos apresentar um objeto ou acontecimeento que aviva ou ilumina nossa apreensão do mundo"´(Mel Gooding)

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Alguns estudos de Costa Araujo







Como podem ver pelos trabalhos postados acima, um artista não nasce espontaneamente. Como tudo na vida, há necessidade de gosto, dom, persistência, estudo e, muita, muita disciplina para que a idéia se concretize num trabalho ao gosto do artista. Fazer uns rabiscos todos os dias ajudam e um pouco de estudo de técnicas melhoram o desempenho, noção de profundidade e efeitos de luz, também. E, como apreciador de arte, vejo que todos os trabalhos de estudo também carregam fortes características que os tornam muito valorizados, tanto quanto as obras finais.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Jesus Cristo retratado por Costa Araujo

Drawing and watercolor - A3 - 2012
 
Jesus Christ portrait - Acrylic on canvas - 2012

Acrylic on canvas - 2012
Três momentos em que Costa Araujo entra na temática sacra. Retratar Jesus Cristo é também um forma tradional de arte. A religiosidade e a arte nestes momentos se confundem e é o talento do artista em agradar a todos que satisfaz, seja qual for a fé do público. Três momentos sublimes.

domingo, 9 de setembro de 2012

Mulher de seios desnudos com cesto de frutas.

Acrylic on canvas - 2011 - Woman with nude breasts.
"Costa Araújo dispensa apresentações. Artista plástico premiado, representado em diversas colecções particulares e requisitado por presitigiadas instituições, há muito que tem o nome associado a talento e criatividade. Isso não diz tudo sobre este pintor, porque o indivíduo sensível e comunicativo que ele é, tem muito que se lhe diga, especialmente pela ligação directa que faz da alma ao pincel. Utensílio fecundo esse, que no deitar da tinta à tela, dá o ser a cada quadro como se do milagre da vida se tratasse." ( Por José M. L. Candeias - Jornal local para Exposição de Pintura no Évorahotel, Évora, Portugal, em 2004.)

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Three still life paintings by Costa Araujo




A still life (plural still lifes) is a work of art depicting mostly inanimate subject matter, typically commonplace objects which may be either natural (food, flowers, plants, rocks, or shells) or man-made (drinking glasses, books, vases, jewelry, coins, pipes, and so on). With origins in the Middle Ages and Ancient Greek/Roman art, still life paintings give the artist more leeway in the arrangement of design elements within a composition than do paintings of other types of subjects such as landscape or portraiture. Still life paintings, particularly before 1700, often contained religious and allegorical symbolism relating to the objects depicted. Some modern still life breaks the two-dimensional barrier and employs three-dimensional mixed media, and uses found objects, photography, computer graphics, as well as video and sound. (From Wikipedia)

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Semelhanças de estilo - Costa Araujo




Mais três trabalhos do artista, que aproveita momentos e o que lhe agrada para produzir, são estas semelhanças que podem caracterizar uma fase do artista, no caso são quadros de 2004, nos quais o artista mantém o gosto pela tinta acrílica, os tons terrosos, e o uso de caneta tinteiro. Os quadros requerem interpretações distintas que, confesso, tenho receio em fazê-lo correndo o risco de dizer tolices. O bom mesmo seria puxar o verbo com o artista e nos deleitarmos com as três obras conjuntas.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Costa Araujo em três momentos.

Woman with two basket with grapes - 2011

Mystical woman - 2006

Abstract woman face between fruits
Mais três magníficos exemplos da expressão artística que revela a abrangência da concepção estética e poética de Costa Araujo. Criador de estilos e técnicas que se mostram sempre atuais, cuja aceitação é prova de que é preciso ser eclético e contemporâneo, sempre.