terça-feira, 30 de outubro de 2012

Três Ceifeiras - pintura em azulejo - painel - 2011


Eis um trabalho fantástico de Costa Araujo. Trata-se de um painel em azulejos pintado em 2001. Como eu conheci este trabalho por fotografia, não poderei pormenorizar os detalhes como local e situação atual da obra. De qualquer forma, é um registro da grandiosidade da obra deste grande artista.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Costa Araujo por Ramiro R. Batista


Eu encontrei por acaso esta foto de Costa Araujo numa pesquisa pelo Google imagens, uma foto muito recente, e, já que estou estudando arte digital, por que não fazer uma homenagem a este artista fabuloso? Vai aí então, minha humilde e singela homenagem ao grande Costa Araujo. Um abraço e muito sucesso.

sábado, 27 de outubro de 2012

Dois desenhos



O desenho é um suporte artístico ligado à produção de obras bidimensionais, diferindo, porém, da pintura e da gravura. Neste sentido, o desenho é encarado tanto como processo quanto como resultado artístico. No primeiro caso, refere-se ao processo pelo qual uma superfície é marcada aplicando-se sobre ela a pressão de uma ferramenta (em geral, um lápis, caneta ou pincel) e movendo-a, de forma a surgirem pontos, linhas e formas planas. O resultado deste processo (a imagem obtida), portanto, também pode ser chamada de desenho. Desta forma, um desenho manifesta-se essencialmente como uma composição bidimensional formada por linhas, pontos e formas. O desenho envolve uma atitude do desenhista (o que poderia ser chamado de desígnio) em relação à realidade: o desenhista pode desejar imitar a sua realidade sensível, transformá-la ou criar uma nova realidade com as características próprias da bidimensionalidade ou, como no caso do desenho de perspectiva, a tridimensionalidade. (wikipedia)

Eu, particularmente, fico impressionado com os detalhes dos desenhos de Costa Araujo. No primeiro, a mim, o retrato de um momento de conflito de um casal, ambos nus (poderia ter sido antes ou depois do sexo?), a mulher indisposta, ou o  homem numa situação constrangedora, por que não? Bom, fica a critério do público fazer esta viagem e esta interpretação particular. Já no segundo desenho, há um clima de festa, três mulheres, uma garrafa num balde de gelo, ao chão duas taças, uma está virada, o homem talvez embriagado, a mulher de seios nus (uma deusa?)  lhe afaga na genital. Seria um bordel ou apenas um sonho paradisíaco de um bêbado? Dois desenhos maravilhosos. Vamos viajar!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A Sagrada Família - 2011


"A importância e a riqueza da arte vêm exatamente da sua capacidade de reunir todas as dimensões humanas - a emotiva, a racional, a mística, a corporal. O tipo de experiência que a arte é capaz de proporcionar é único, e não pode ser substituído por nenhuma outra área do conhecimento humano. Isso significa que sem a arte nosso entendimento do mundo, e também de nós mesmos, fica empobrecido. Conhecer e entender a arte produzida pelo grupo cultural ao qual pertencemos é fundamental na construção da nossa identidade. Por outro lado, o contato com a arte de outras culturas dá oportunidade de perceber o que temos de singular, e também amplia nossa visão do mundo." (fonte: anasra)

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Nove nus e um rosto oculto



"Agora compreenderemos melhor o porquê uma arte preocupada principalmente pela figura humana deva atender antes de tudo ao nu, assim como a razão de que este tenha constituído o problema mais apaixonante da arte clássica de todas as épocas. Não somente é o melhor veículo transmissor de tudo aquilo que na arte corrobora e acrescenta de maneira imediata o sentido da vida, mas é também em si mesmo o objeto mais significante do mundo dos homens."  por Bernard Berenson, in "Os pintores italianos do Renascimento" - wikipedia.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Tríptico de Costa Araujo - 2006

tríptico - 120x60 cm - acrílico sobre tela - 2006 - coleção particular

“Para me familiarizar melhor com uma obra de arte, costumo usar um truque: entro, artificialmente, em estado de ingenuidade, falo dela e também falo com ela, no tom mais cotidiano, até um pouco imbecilizado. Primeiro me aproximo. Estou me referindo a obras nobres e esforço-me por me fazer mais ingênuo e desajeitado do que sou. Tento assim livrar-me da timidez. ‘Que engraçado... é vermelho..., vermelho aqui... e aqui azul... e a pintura parece lama.’
A obra perde um pouco da solenidade. Por meio de um reconhecimento familiar, aproximo-me lentamente de seu segredo...” (Jean Genet, in “O ateliê de Giacometti”). 
Segundo me disse Costa Araujo, a obra acima foi feita para uma das várias exposições de arte em que o artista participou. Possui uma temática múltipla, o que requer um cuidado e um conhecimento mais amplo do que a motivou. Talvez eu ainda pergunte ao artista alguns detalhes que possam enriquecer ainda mais esta obra magnífica.

sábado, 20 de outubro de 2012

A arte abstrata

acrylic on canvas - 2004 - private collection

Acrylic on canvas - 2003 - private collection

"A arte abstrata, até mais do que a arte representacional, exige o encontro real, sensação da própria coisa. Ela depende, para obter seus efeitos, sejam eles simples ou complexos, sensoriais ou conceituais, da presença do observador, que traz possibilidades de significado para suas apresentações de formas e cores, seus padrões e ritmos visíveis, suas formas, configurações e texturas.
Os significados são criados quando essas realidades concretas invadem, por meio dos sentidos, a imaginação receptora. E no discurso em torno da arte que as palavras entram em jogo: falada ou escrita, a linguagem responde à imagem, articulando respostas pessoais que possibilitam a negociação de aspectos de significado compartilhados. Assim, minhas descrições e análises das obras ilustradas em livro não têm nenhuma autoridade além daquela concedida pelo leitor como razoável em relação a suas próprias respostas àquelas obras ou a outras semelhantes.
A arte abstrata tem muitas maneiras de tocar em coisas conhecidas, mas sua referência a acontecimentos em narrativas conhecidas nunca é literal e inequívoca: ela sempre exige extrapolação imaginativa." (por Mel Gooding, in "Abstract Art")

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Arte Contemporânea


 
"A arte contemporânea tem a liberdade de apontar suas heranças e sua história sem precisar ir ao grau zero da originalidade e está cada vez mais infiltrada nas peles da vida. Assim ela permanece pulsando." (K.Canton)

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Amazing watercolors

watercolor - A3 - 2012

watercolor - A3 - 2012
watercolor - A3 - 2012
"Watercolor (American English) or watercolour (Commonwealth and Ireland), also aquarelle from French, is a paintingmethod. A watercolor is the medium or the resulting artwork in which the paints are made of pigments suspended in a water-soluble vehicle. The traditional and most common support for watercolor paintings is paper; other supports include papyrus, bark papers, plastics, vellum or leather, fabric, wood, and canvas. Watercolors are usually transparent, and appear luminous because the pigments are laid down in a relatively pure form with few fillers obscuring the pigment colors. Watercolor can also be made opaque by adding Chinese white. In East Asia, watercolor painting with inks is referred to as brush painting or scroll painting. In Chinese, Korean, and Japanese painting it has been the dominant medium, often in monochrome black or browns. India, Ethiopia and other countries also have long traditions. Fingerpainting with watercolor paints originated in China." (From wikipedia)