quinta-feira, 30 de agosto de 2012

The best of the abstract art - Costa Araujo Fine Art

Acrylic on canvas - 2011 - Abstract Art Painting

Não se surpreenda ao ver alguém admirando uma arte abstrata. A pessoa leiga busca localizar algo de concreto no abstrato, para entendê-la e superar um certo desconforto. Pois mal sabem os leigos em arte que o "abstrato" tem este nome justamente porque foge do que é figurativo, objetivo, representativo do nosso mundo real. O Arte Abstrata usa outra linguagem, totalmente oposta à arte concreta, predominando a linguagem visual da cor, da forma e ou das linhas, justamente para criar um composição que possa existir como um degrau de independência das referências visuais que existem no nosso cotidiano. Esta aí a razão da abstração. Ter a experiência sensorial do diferente, seja através da surpresa, do incômodo, da repulsa, ou da atração desmedida. Viva as artes e seus artistas maravilhosos. No quadro acima uma das mais belas produções de Costa Araujo nesta temática.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Arte abstrata - Costa Araujo

An abstract painting by Costa Araujo - Acrylic on canvas

Para quem domina a técnica e tem plena consciência da sua capacidade, Costa Araujo prova que os estilos existem para serem navegados. Quase como uma diversão para quem sabe o que faz. Resta-nos o deleite de vermos este resultado. Maravilha de trabalho.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Os Personagens de Costa Araujo - Três quadros




Três quadros que despertam nossa curiosidade. Adoraríamos navegar pela mente do artista que as produziu, para melhor captarmos sua mensagem. São figuras diversas, enigmáticas, belas e assustadoras, que, muito provavelmente, tem um sentido, uma história. Na falta do mestre criador, resta-nos divagar, imaginando coisas, até absurdas, para melhor apreciarmos uma arte de tamanha magnitude. Salve Costa Araujo, o artista.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A arte da pintura em pratos. Costa Araujo


 
 

Eis alguns excelentes trabalhos de Costa Araujo de pintura em pratos de porcelana. Talento e técnica apurada em veículo tradicional. A pintura em pratos também é uma arte tradicional, que ainda se preserva graças aos seus fãs, que se renovam por gerações.

sábado, 25 de agosto de 2012

What's beyong the canvas? Costa Araujo works.

Acrylic on paper - 2011 - A3

Acrylic on paper - A3 - 2011
Já comentei que muitos dos trabalhos de Costa Araujo tendem para uma terceira dimensão. Como se o retratado estivesse saindo da tela, rompendo seus limites. Um exercício que surpreende e excita o público, obrigando-o a expressar "Huh? Wow.", como disse Edward Ruscha.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

The best of the art



Três momentos magníficos de Costa Araujo. A arte é para ser vista, revista, desfrutada, convivida. A boa arte, também não sei se há boa ou má, deve estar presente no nosso dia a dia. Grande Costa Araujo.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Amazing nudes by Costa Araujo



"Muito frequentemente, a idéia é construída por representações mentais, a maioria delas de algum objeto..." - Este é um dos conceitos de "idéia". Com certeza algum cientista já deve ter ficado intrigado a ponto de querer bisbilhotar o instante da criação, o despertar de uma idéia, principalmente, a idéia criativa dos artistas. Como ocorre o "insight" artístico?  Quem sabe inserindo um chip de última geração? Mas tudo deve sair em gráficos pouco compreensíveis. Talvez com eletrodos nas têmporas, mas os gráficos ainda nos deixariam meio perdidões. Melhor mesmo é desfrutar do resultado, deixando a suposta delícia da idéia e do processo ao próprio artista. E aí? Observem estas duas obras de Costa Araujo.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Um novo estilo ou nova fase de Costa Araujo?

Acrylic on canvas - 2009

Acrylic on canvas - 2009
Há nos trabalhos de Costa Araujo uma unanimidade: não há quem não goste dos seus trabalhos. O artista tem a capacidade de navegar pelos estilos tradicionais e pelos inovadores, do sóbrio ao decorativo, do sacro ao "exótico", do ingênuo ao erótico, do acadêmico ao genuíno. A arte pede ao artista contemporâneo esta postura eclética, caso contrário estará fora do comércio e, ao artista genioso e cheio de ímpeto, a consagração post-mortem. Que artista de hoje quer fazer sucesso depois que falecer. Não tem sentido. A arte contemporânea deve, finalmente, consagrar seus artistas em vida. Vejam os exemplos: Romero Brito, Damien Hirst, Juarez Machado, Takashi Murakami, Liberatore, e outros, muitos outros. Temos que viver e conviver com a arte e, claro, com os artistas. Eles merecem, nós merecemos. Salut.

domingo, 19 de agosto de 2012

Women by Costa Araujo - 2004

Woman and book - 2004

Woman in blue - 2004
Eis Costa Araujo em dois momentos, acima seu "Mulher com livro", talvez em reflexão pós-leitura, pensativa; e acima uma jovem sexy seminua envolta em manta azul, erótico com recato. Ambos são momentos mágicos, cujas obras retratam o estado de espírito do artista. Dom em inglês é "Gift", que também significa um "presente". Sem mais.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A still life painting by Costa Araujo - 2010

A still life painting - 2010 - acrylic on canvas
Alguns estilos nunca saem de moda, são os clássicos do gênero artístico, como casario, marina, natureza-morta, tudo motivado, em grande parte, em razão da aceitação pelo grande público, seja ele ingênuo ou um especialista em arte. Eis uma natureza-morta pintada por Costa Araujo, recentemente, há dois anos, de 2010. Ao trabalhar esta imagem no computador, observei que as frutas e o bule de cobre, parecem vivos, reais, e eu não estranharia se alguém chamasse este quadro de "natureza viva". Em inglês, este estilo de pintura chama-se "still life", mais ou menos como "ainda-vivos". Wonderful painting. Thanks, Costa Araujo.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Mulher envolta em manta azul - 2002

Woman with a blue blanket - 2002
Delicadeza no traço feminino, volume das vestimentas, contraste das cores, terroso versus azul, magnífico resultado.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Exuberância e sutileza - Pintura em azulejo


Painting on tile - Costa Araujo Fine Art

Painting on tile - Costa Araujo Fine Art
Duas produções em azulejo de Costa Araujo. Não importa muito o material sobre o qual o artista deixa sua marca, o resultado é maravilhoso. Pouco comentário, pois as obras falam por si. Como sempre. Grande Costa Araujo.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

A Surreal Drawing by Costa Araujo - 2001

A Surreal Drawing - 2001 - A3
Eis um trabalho que é um passeio e tanto na imaginação. Um desenho surreal de Costa Araujo, no qual se pode identificar algumas das suas preferências, como música, livros, passeios, mulheres. Os olhos, nariz, lábios e mãos, nos sentidos (não identifiquei uma orelha), talvez. Há até um morcego em pleno vôo. Uma viagem e tanto. Grande trabalho e pensar que a mão na parte de baixo do desenho parece indicar que é tudo fruto da nossa imaginação. Surrealismo puro.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Contemporary art by Costa Araujo - 2006

Acrylic on canvas - 2006 - Contemporary Art

O quadro acima chamou-me a atenção pela mescla de estilos, nem surreal, nem cubista, um rosto realista, composição abstrata, complexa. Costa Araujo sabe muito bem o que faz e gosta de navegar por vários estilos e técnicas e este quadro é prova disso. O quadro me fez lembrar da capa de um livro, editado nos anos 70, aqui no Brasil, de uma das obras de um gênio da literatura, Aldous Huxley, o autor do clássico "Admirável Mundo Novo" (1932). Um quadro produzido em 2006, quando o artista estava quase um sessentão, mas com a mente de um jovem de vanguarda de 35. Inspiração e capacidade de colocá-la num quadro. Maravilhoso.

sábado, 11 de agosto de 2012

Costa Araujo Fine Art

Acrylic on canvas - Woman and an old crock - 2002

Coincidentemente, eu e Costa Araujo fazemos aniversário em datas muito próximas. Costa Araujo faz em 10 e eu em 11 de agosto. Quando descobri isso, foi uma grata surpresa, pois estava querendo completar alguns dados do artista numa breve biografia. O texto completo eu postei ontem, no título "Quem é José Augusto Costa Araújo?" E, ontem, o artista completou 65 anos e, eu, hoje, 48. Foi também uma grata surpresa receber minhas primeiras felicitações, pela passagem do meu aniversário, com um telefonema de Costa Araujo direto de Portugal. E depois resolvi postar neste dia festivo o quadro acima com nova roupagem. O quadro é de 2002 e traz o retrato de uma jovem muito atraente coberta com roupas típicas, sem precisão de época ou local. Mais uma vez faço questão de comentar a precisão na reprodução de volume dos tecidos e do belo pote com uma cor fabulosa.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Quem é José Augusto Costa Araújo?

Costa Araujo at work-  2012

José Augusto Costa Araújo é um artista plástico português, desenhista e ceramista. Nasceu em Braga, em 10 de agosto de 1947, filho de Manuel de Araújo e Maria Luísa da Costa. 


Em 1950, aos quatro anos de idade, sua família mudou-se para Angola, país onde Costa Araújo foi educado e teve seu primeiro contato com as artes, por volta dos 7/8 anos. Autodidata, Costa Araújo formou-se no Curso de Pintura e Artes Decorativas, cuja habilitação lhe permitiu lecionar artes plásticas. 


Viveu em Luanda até 31 de agosto de 1976, quase um ano após à Independência do país. Voltou a Portugal e, em 24 de novembro de 1976, veio ao Brasil. Ficou um ano no Rio de Janeiro e depois foi para Recife, onde viveu até 1981. 


Retornou a Portugal em 1982, indo residir em Évora, cidade que escolheu para morar por 22 anos. Em 1991, no “Campeonato Mundial de Futebol Sub 20”, sediado em Portugal, seu trabalho foi escolhido como “A Mascote do Campeonato”, chamava-se o “Fintas”. E a mascote de sua criação deu sorte para a seleção de Portugal, que foi campeã do torneio, vencendo a seleção brasileira nos pênaltis. Pela primeira vez, uma seleção européia vencia o torneio. 


Acrylic on canvas - 2012
Depois, viajou para vários países da Europa e, em 2006, retornou ao Brasil para conhecer as cataratas da Foz do Iguaçu e, de lá, por motivos pessoais, veio parar em Dionísio Cerqueira, Santa Catarina. E, em meados de 2012, retornou a Portugal, aceitando proposta de trabalho em Braga e Porto. 

E, hoje, 10 de agosto de 2012, o artista completa 65 anos. Desejo a ele toda a felicidade do mundo e muitos anos de vida e que ele possa continuar produzindo suas maravilhosas obras de arte. Vida longa a Costa Araújo!



Exposições do Artista:


2004: Exposição individual no Évora Hotel, Évora, Portugal;
2002: Exposição individual na Galeria 21, Évora;
2001: Exposição individual na Galeria da Casa Nobre da Rua de Burgos, Évora;
2000: Exposição individual no Hotel da Cartuxo, Évora;
1999: Exposição individual na Junta de Freguesia de PorteI;
1999: Exposição individual no Hotel O. Fernando, Évora;
1991/1998: Trabalha no ensino e em publicidade, artes gráficas, decoração, azulejaria e cerâmica;
1991: Obtêm o 1° Prêmio da Mascote do Mundial de Futebol Sub 20, com o “Fintas”.
1983: Exposição coletiva de “Os Povos e as Artes” no Palácio de O. Manuel, Évora;
1980: Exposição coletiva no Clube Naval de Pernambuco, Recife (Brasil);
1980: Exposição individual na Galeria Augustus, Olinda (Brasil);
1979: Exposição coletiva no Museu de Arte Contemporânea, Recife;
1978: Obtêm uma Menção Honrosa pelo Cartaz das Comunidades Portuguesas, Recife ;
1971: Exposição coletiva na Revista Notícia, Luanda (Angola) .

Costa Araujo 2012 - Acrylic on canvas - Saltinho

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Costa Araujo em três momentos sublimes - 2012


Acrylic on canvas - 2012 - A3
Drawing and watercolor - 2012 - A3


Acrylic on canvas - Justice Figure - A3
Eis três trabalhos contemporâneos produzidos muito recentemente por Costa Araujo. Semelhanças? Traços? Idéias? Não, pois então vejamos. No alto, uma mulher segurando uma rosa na mão, um retrato aparentemente realista, quase fotográfico, mas que carrega o veio simbólico do artista, possibilidades diversas de interpretação. Arte e técnica em perfeita harmonia. No segundo, uma aquarela de uma mulher pensativa diante de um cesto de frutas, detalhes que chamam a atenção são os tecidos desenhados e pintados com um volume que impressionam. E, por fim, um desenho de Temis, ou Artemis, o símbolo da Justiça, também desenhado sobre tela e pintado com acrílica, os tecidos da vestimenta em vários tons terrosos. Perfeitos. Não tive tempo de perguntar ao artista o motivo das suas produções. Mas, pensando bem, não importa muito, pois o resultado é maravilhoso.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Dois Casarios de Costa Araujo?

Watercolor - 2012 - A3 - Monsaraz Portugal Painting

Acrylic on canvas. Costa Araujo Painting - Old Buildings - 2008
Admito que não sei dizer se estas duas produções se enquadrariam no tradicional estilo "casario", pois são reproduções de cidades portuguesas, retratadas pela lembrança do artista que viveu nestes locais por anos. Muitas das cidades portuguesas, como Monsaraz, retratada na aquarela, são vilarejos medievais, tombadas e que pararam no tempo e podem ser vistas tal e qual, como assim retratadas pelo artista. Esta segunda pintura em acrílica parace exceder os limites da tela, estilo pessoal do artista que costuma estipular margens às telas e rompê-las ao seu bel prazer. Belos trabalhos de Costa Araujo.

sábado, 4 de agosto de 2012

Quatro Bailarinas - Acrílica sobre tela - 2012

Four ballerina girls - acrylic on canvas - 120x90cm - 2012 - Private Collection

Acho que não vou terminar aquele quadro, não estou conseguindo. Disse-me Costa Araujo, quando lhe perguntei sobre este quadro: Quatro Bailarinas. Mas, para minha felicidade e também de quem o encomendou, o quadro está aí. Estupendo. Não sou expert em processos criativos, mas imagino como o artista chegou a esta produção. Claro, vi Costa Araujo pesquisar imagens de bailarinas, fotos, estudo e dedução. Confessou-me o gosto pelo traço de Juarez Machado, o que se pode observar na semelhança dos rostos das bailarinas. Costa Araujo se socorre de vários parâmetros, embaralha-os e, com uma pitadinha de estilo costa-araujês, o resultado é sempre surpreendente. Os tons terrosos da parede e o marron do chão é outro gosto pessoal do artista. Nada como algumas horas de conversa com a genialidade para compreender melhor o artista.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Nude Paintings by Costa Araujo - Three moments

Acrylic and pastel on canvas - 2004

Nude girl drawing on paper

Nude woman painting - acrylic on canvas - 2011
Três amostras da capacidade do Grande Mestre Costa Araujo. O primeiro, no topo, uma técnica mista, uma das poucas em que o artista se socorreu do pastel. Ao centro, um belíssimo e bucólico desenho de uma garota seminua, feito, muito provavelmente, como me confessou o artista, num intervalo qualquer, como passatempo. Acreditem. Costa Araujo é assim, acessível, humilde, atencioso e um grande amigo, daqueles que podemos conversar por horas sem monotonia ou cansaço. E, por fim, este belo nu de uma mulher dormindo, num estilo que o vi utilizar com muita destreza e precisão. Detalhe para os tecidos retratados, cuja técnica o artista domina como expert.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Torso - Costa Araujo - 1985

A charcoal drawing of torso by Costa Araujo - 1985 - A3 - From the private collection of the artist

Algumas coisas só o convívio pessoal pode nos fornecer. Havia e há tanto para conversar, trocar idéias e descobrir com Costa Araujo, mas o tempo nos pressionava. Ele, de posse do seu portfólio de trabalhos em A3, perguntou se eu já tinha visto aquele trabalho. Uau! Fiquei estupefato diante de mais uma obra prima. Um torso em carvão de 1985. Outra prova mais que contundente da magnificiência do artista Costa Araujo. Fantástico. Algo para se expor numa galeria para que todos possam ver a grandeza da arte. O artista deve ter a plena liberdade de criar, o que for, em qualquer tempo e lugar. Deveria ser crime criar empecilhos ao processo criativo de qualquer artista. Caso contrário, castra-se a possibilidade de se ver algo como este belo trabalho. Longa vida a este grande artista.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Templo de Diana, Évora, Portugal - Serigrafia - 1988

Templo de Diana - Évora - Portugal - Serigraphy on paper - 1985
Em nosso último encontro, Costa Araújo chamou-me pra um canto do ateliê para me mostrar esta raridade. Um gravura do Templo de Diana, em Évora, Portugal. Impressa por serigrafia. Falou-me superficialmente como a produziu e eu, ingenuamente, achando que serigrafia só servia para estampar camisetas. O resultado está aí e faço questão de publicar, pois, acreditem, foi produzida em 1988. O papel traz, nas manchas, a idade, o que a torna muito valiosa. E como diz o jargão das propagandas de um tal cartão de crédito, uma serigrafia como esta, assinada por Costa Araujo: "Não tem preço!". Então está aí publicada para que todos possam sentir um pouco do que senti ao ter em minhas mãos esta preciosidade. Observem a assinatura do mestre na época. Costa Araujo é um verdadeiro mestre das Artes Plásticas.